terça-feira, 31 de março de 2009

Historia de Tarsila … :D

AMARAL (Tarsila do), pintora e desenhista brasileira (Capivari, SP, 1886 - São Paulo, SP, 1973). Sua obra é um dos melhores exemplos da pintura moderna no Brasil. Expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile, Lima, Estados Unidos, Paris e Moscou. Participou da XXXII Bienal de Veneza, em 1964, e das I e VII Bienais de São Paulo. Nesta última, em 1963, teve uma sala especial, com cerca de 50 trabalhos. A obra de Tarsila integra, harmoniosamente, o cubismo e temas nacionais.Tarsila do Amaral nasceu no dia 1º de setembro de 1886, em Capivari, interior de São Paulo. De família rica, estudou em bons colégios. Mudou-se para Barcelona, onde concluiu sua formação. Na cidade espanhola, aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus. Voltou a São Paulo e, em 1906, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve Dulce, sua única filha. Em 1916, após a separação do casal, Tarsila estudou escultura com Mantovani e Zadig. No ano seguinte, tomou lições de pintura e desenho com Pedro Alexandrino.Em 1920, transferiu-se para Paris, a fim de prosseguir sua formação artística. Começou na Académie Julian, orientada por Émile Renard. Conheceu André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger, destacadas figuras do cubismo na França, passando a freqüentar seus ateliês. Os estudos realizados com estes três últimos artistas, especialmente com Gleizes, marcaram a fundo, do ponto de vista formal, a obra de Tarsila. Foi na série de exercícios então realizados que se originaram a composição construída e o perfeccionismo de execução de seus quadros.Tarsila passou no Brasil a segunda metade de 1922, integrando-se ao movimento modernista, que contava também com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Parcialmente fruto dessa viagem, surgiu, em 1923, a tela A Negra, executada em Paris, e que prenunciou a temática brasileira dominante nos seus trabalhos posteriores. Em dezembro desse mesmo ano, retornou definitivamente a São Paulo.Na Semana Santa de 1924, acompanhou Oswald de Andrade, Mário de Andrade e o poeta francês Blaise Cendrars numa visita às cidades históricas de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, Sabará, São João del Rei e Tiradentes, entre outras). Tarsila, em depoimento pessoal, localizou nessa viagem o ponto de encontro de sua formação, essencialmente cubista, com os temas nacionais. O barroco mineiro, as formas singelas e cores fortes foram reencontrados e revalorizados pela artista. O pau-brasil, fase que então se inaugurou em sua obra, representou um retorno à simplicidade, que Tarsila enriqueceu com a vivência cubista. Em 1926, casou-se com Oswald de Andrade.Ao pau-brasil seguiu-se a chamada fase antropofágica (libertação da cultura européia, retorno ao primitivismo e valorização dos elementos selvagens, naturais, do Brasil), com Abaporu, tela de 1928, que inspirou Oswald de Andrade e Raul Bopp no lançamento do movimento antropofágico. Em 1929, realizou sua primeira exposição individual no Brasil. Separou-se de Oswald de Andrade em 1930. No início dessa década, a temática social passou a dominar o trabalho de Tarsila. Foi a fase de Operários e Segunda classe, obras em que sobressaem as cores tristonhas e escuras, mantendo-se, porém, o sentido geométrico da construção.De 1936 a 1952, além de sua atividade artística, Tarsila do Amaral colaborou nos Diários Associados. Praticamente na mesma época, viveu com o escritor Luís Martins. Nos anos 50, retomou a temática do pau-brasil. Expôs em diversas partes do mundo. No dia 17 de janeiro de 1973, faleceu em São Paulo, aos 86 anos.

6 comentários:

  1. Eu adoreiiiii as fotosss, muito interessante a historia de tarsilaa!
    ESTÃO DE PARABENS.....

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro o blog , muito interessante o historico dela , gostei , estamos de PARABÉNS .. ( Elias que escreveu )

    ResponderExcluir
  3. A historia dela é bonita .. belas imagenss ..
    ( Rayana que escreveu )

    ResponderExcluir
  4. Eu amei!
    Marcelle que escreveu
    auhauhauahuah

    ResponderExcluir